Sant’Ana do Livramento pode estar prestes a dar um passo significativo na modernização do transporte utilizado por catadores e recicladores da cidade. O vereador Ulberto Navarro, conhecido como “Garrão” (PODEMOS), apresentou o anteprojeto de lei que institui o Programa “Cavalo de Lata”, uma iniciativa que visa substituir gradualmente veículos de tração animal por alternativas elétricas ou mecânicas, promovendo melhores condições de trabalho para os recicladores e garantindo a proteção dos animais.
O que prevê o Programa?
O projeto propõe uma série de medidas para viabilizar essa transição:
Cadastramento dos condutores de veículos de tração animal para inclusão no programa;
Substituição gradual das carroças por veículos elétricos ou mecânicos, garantindo segurança e eficiência no trabalho dos catadores;
Capacitação dos trabalhadores para que possam atuar de forma digna no recolhimento e separação de resíduos sólidos;
Recolocação dos animais cujos donos não tenham condições de mantê-los;
Parcerias com empresas privadas e públicas para desenvolver os veículos de tração elétrica ou movidos a pedais.
A prioridade no atendimento será para as famílias já inseridas em programas sociais da Prefeitura. Além disso, qualquer cidadão que queira ingressar no serviço de coleta de resíduos deverá ser cadastrado no programa, garantindo que a atividade ocorra dentro das normas ambientais e de proteção animal.
O vereador Navarro destaca que a proposta busca equilibrar a necessidade econômica dos trabalhadores da reciclagem com a proteção dos animais. “Temos famílias que dependem desse trabalho, mas não podemos fechar os olhos para a crueldade e os riscos que os animais enfrentam ao puxar carroças sobrecarregadas. O ‘Cavalo de Lata’ é uma solução viável e já testada em outros municípios”, afirma.
As carroças elétricas ou mecânicas terão estrutura baseada em peças de motocicletas, luzes de LED e baterias de 48 volts, com autonomia para percorrer até 40 quilômetros por carga. O projeto também prevê faixas reflexivas para maior segurança no trânsito e proteção adequada para o condutor.

O anteprojeto ainda precisa ser analisado e votado na Câmara de Vereadores. Caso aprovado, o programa poderá ser implementado de forma experimental em bairros como Armour, Simon Bolívar, Santa Rosa, Parque São José, Wilson, Prado, Vila Argiles, Vila Real, Planalto e Centro.